Refêrencias de anime em Altered Carbon


Altered Carbon é a nova aposta da Netflix em termos de ficção científica. Baseada no livro homônimo, de autoria de Richard Morgan, a série traz uma série de influências da cultura cyberpunk, de inúmeros ramos imagináveis, desde animes clássicos, a filmes consagrados, bem como uma originalidade própria.

E se eu te dissesse que a ideia de Altered Carbon já foi apresentada muito antes. Conhece Medabots?

O anime relata as aventuras de Ikki e seu companheiro Metabee, no século 22. Estes robôs, ou Medabots, podiam exercer diversas tarefas e foram criados especialmente para os jogos de entretenimento dos adolescentes. 
A série tem início quando um estranho mascarado conhecido como Kaitou Retoturto rouba uma medalha muito valiosa e quando tenta escapar, acaba perdendo a medalha pelo caminho, mas é encontrada por um adolescente chamado Ikki, por casualidade na beira de um rio.


Cada Medabots tem uma medalha e ela serve como alma e dá a vida para os robôs, trocando essa medalha de robô, a consciência do medabot é trocada de corpo, também achou parecido com a série?

Listamos aqui algumas das principais influências e referências trazidas em Altered Carbon dos animes, confira:


GHOST IN THE SHELL
Obra que tem vastos tentáculos de influência em qualquer produção de ficção científica moderna, Ghost in the Shell (o anime original de Mamoru Oshii) desenha um futuro árido e cheio de conflitos filosóficos que Altered Carbon tenta traduzir para uma sensibilidade americana mais de duas décadas depois.

Ghost in the Shell - 1989

Altered Carbon - 2018


AKIRA
A influência dessa obra já tão referenciada na cultura pop e no ocidente pode ser sentida em Altered Carbon por meio dos cenários e da estética cuidadosamente montada, com cenários noturnos belíssimos e um tanto melancólicos ao mesmo tempo, transmitindo uma certa sensação de apatia.

AKIRA - 1988

Altered Carbon - 2018

O que é cyberpunk?

O cyberpunk é caracterizado pelo contexto futurista e distópico. São apresentados diversos avanços tecnológicos e científicos, contrastados com a degradação da sociedade. O cyberpunk foi impulsionado por autores como Phillip K. Dick e William Gibson, e livros como Neuromancer Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova atualização Free Fire: Novo modo, novo personagem, nova arma e novo veiculo

No Blue Without Yellow | O mundo de Van Gogh animado em 3D