Pular para o conteúdo principal

Ultrapassando os céus com Gurren Lagann - Um anime atípico de mechas, positivismo e muito amor

Gurren Lagann personagens

Gurren Lagann sem sombra de dúvidas é um dos animes mais surpreendentes e tocantes, dentre o gênero mecha. Um anime que usa o clichê do gênero ao seu favor.

Para quem não conhece, Tengen Toppa Gurren-Lagann conta a história de dois irmãos, Kamina e Simon, que vivem no subsolo do planeta terra. Certo dia Simon encontra um objeto estranho em formato de broca e esse objeto é uma chave que liga pequeno mecha, assim usando o robô para sair do subsolo. Logo ao sair de onde sempre viveu e furar os céus, mostrando uma das cenas mais lindas desse anime, aparece um Gunman (mechas controlados por homens feras), que vive na superfície.


Nesse momento nos é apresentado uma das principais personagens da história, Yoko, uma atiradora que serve em um exército rebelde que luta contra os robôs. Logo Kamina e Simon entram para a equipe com seu pequeno robô apelidado de Gurren. 

Fanart Yoko Gurren Lagann
Yoko por 'JC' no Pixiv

Ao decorrer da série descobrimos que não só os homens feras, mas como os humanos também podem controlar essas máquinas, e assim Kamina rouba seu próprio mecha, chamando-o de Lagann. 

Ao ver essa série você notará como ela é muito engraçada, divertida e as vezes confusa, comparada com FLCL pelos fãs de animes, apesar da inconsistência na comparação, faz sentido se pensar no modo como a história é contada. Ao longo dos episódios vemos algumas alterações de traço da animação e algumas cenas totalmente fora da caixa, mas é algo que deixa o anime com uma cara muito divertida.


Quando pensei sobre a história e um modo de conta-la, uma coisa me veio a cabeça. Esse anime é diferente, sinto que Gurren Lagann não é um anime qualquer sobre robôs, ele sempre te passará algo mostrando que você não deve ficar onde está e sempre buscar se superar de diversos modos. 

A história é firmada em um frase dita por um personagem importante: "Nós vamos furar os céus". E quanto mais caminha para o fim, mais perto de se realizar fica. Aquele anime que antes era engraçado e te fazia pensar sobre as loucuras narradas, agora te emociona e te deixa com a garganta seca, pois você sente as perdas dos personagens, e como qualquer anime, esperamos que aquilo se resolva de uma forma simples, mas não, Gurren Lagann vai mais fundo.


Depois de 27 episódios você está muito pensativo com a filosofia e questões apresentadas no desenho animado, e provavelmente estará aos prantos. Gurren Lagann te dará um soco na cara. É um anime divertido, simples, que emociona do começo ao fim e que te tirará lagrimas se subestima-lo. Essa é uma animação feita com amor de quem ama seu trabalho, de quem queria mostrar uma história e descobriu o jeito certo de fazê-la.

Abertura de Gurren Lagann:


Se você não assistiu o anime, não perca seu tempo, Gurren Lagann está disponível no catálogo da Netflix!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens Titãs e um fã chamado Wally T

É provável que você já conheça os Jovens Titãs, dos quadrinhos ou da série animada. Nos últimos anos gerou-se uma polêmica com a nova animação dos heróis que estreou em 2013 intitulada "Teen Titans Go!". Grande parte da polemica foi causada pelo estilo de animação e público alvo, que é dedicado as crianças. Particularmente gosto muito da série e estou acompanhando todas as temporadas agora que está disponível na Netflix . Assistindo a terceira temporada, cheguei em um episódio chamado "Wally T", que me chamou muita atenção por ter um personagem chamado Wally, mas sem nenhuma conexão com o universo de Jovens Titãs. Pesquisando sobre informações do episódio, achei um artigo no site Comicbook e resolvi traze-lo aqui no blog para vocês e para quem for procurar sobre na internet, já que não achei nenhum post em português. Na episodio 33 (Na Netflix 16, T3), os fãs do Teen Titans Go foram apresentados ao "Wally T", o maior fã do time. O que muitos não...