Pular para o conteúdo principal

Túmulo dos Vagalumes - Por que você precisar conhecer essa animação URGENTE?


Hotaru no Haka, Grave of the Fireflies ou Túmulo dos Vagalumes é uma das diversas animações produzidas pelo Studio Ghibli (mundialmente conhecido pela conquista do Oscar de melhor animação por A Viagem de Chihiro em 2003) e um dos filmes mais assistidos no Japão, e não é à toa tamanho sucesso pois carrega uma carga emocional muito grande.

Hoje irei escrever um pouco sobre esta animação que além de ser uma jóia rara também é ganhadora de diversos prêmios como o Japan Catholic Film Award em 1988, o Special Award durante o 31st Blue Ribbon Awards  em 1989, o Animation Jury and Rights of the Child Awards no Chicago International Children's Film Festival em 1994 e também o 1st Moscow International Children's and Youth's Film Festival Grand Prix em 1998.


Sublime, espetacular, agoniante e emocionante são as palavras que o definem. Entretanto se você está acostumado (a) com as boas mensagens de reflexão sobre amizade e companheirismo não espere o mesmo deste filme. 

Tumulo dos vagalumes de longe é um dos filmes mais arrasadores que pude conhecer, em 90 minutos mostra os efeitos violentos que uma guerra pode causar a duas crianças órfãs em perigo eminente devido ao caos de uma vida que em hipótese alguma gostariam de viver.


Abaixo irei descrever um pouco sobre os eventos ocorridos, nada extenso de mais nem cheio de detalhes para que assim possa aproveitar totalmente o filme.

CUIDADO, este texto pode conter SPOILERS.


O filme relata a vida dos irmãos Seita e Setsuko num Japão em conflito durante a segunda guerra mundial. O pai das crianças é convocado pela marinha para defender o país e logo então já não há mais menção do mesmo, podemos imaginar perfeitamente seu trágico fim. A mãe falece logo após um bombardeio o que obriga as crianças a buscarem abrigo na casa de uma tia meio distante. Sendo assim Seita o irmão mais velho passa a criar um laço que transcende o matriarcal ou patriarcal com sua irmãzinha Setsuko, ingênua, inocente e sem malícia da vida árdua que estaria por vir. Eles perdem a perspectiva de qualquer futuro tudo devido a um único bombardeio mas o que os impedem de sucumbir a um destino inevitável é a esperança juvenil.

Durante a breve estadia na casa da tia, num momento onde a guerra consome os homens a situação torna-se crítica, a produção do país vai de mal a pior dificultando a sobrevivências de sua população, água e alimentos são escassos. Seita encontra-se em uma situação humilhante pois a escassez de comida é real e duas bocas a mais faz com que os mantimentos acabem mais rápido, desta maneira vê se obrigado a ir embora com a pequena Setsuko. Seita não imagina o perigo de viverem nas ruas a mercê de todo e qualquer perigo, inicialmente a ideia parece boa e torna-se melhor por alguns momentos onde se estabelecem, durante alguns longos minutos ironicamente podemos sentir a felicidade das crianças, Seita demonstra amor incondicional por sua irmãzinha fazendo o impossível para mantê-la entretida e principalmente feliz na medida do possível. Podemos desfrutar da paixão do irmão mais velho, seja quando gasta suas poucas economias com as guloseimas favoritas da pequenina, drops ( balas coloridas).


Seja na felicidade genuína do momento que consegue cozinhar arroz e servir uma refeição  mesmo nas piores condições, ou qualquer outro momento que conseguem passar juntos enfrentando as adversidades parece algo lindo até a realidade tornar-se cruel novamente.

Seita e Setsuko continuam a enfrentar diversos problemas, alguns piores que outros, porém sempre juntos.

Assistir Tumulo dos Vagalumes deveria ser obrigatório a todos, não é só um filme, é uma grande lição de como erros do passado devem ser evitados, laços são quebrados, ciclos são rompidos. Caso não conheça esta obra não perca mais tempo! Assista e recomende mesmo para aqueles que torcem o nariz quando trata-se de animações. Criado para encantar, esta obra de arte foi feita para refletir e se emocionar, mais uma perfeição do Studio Ghibli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens Titãs e um fã chamado Wally T

É provável que você já conheça os Jovens Titãs, dos quadrinhos ou da série animada. Nos últimos anos gerou-se uma polêmica com a nova animação dos heróis que estreou em 2013 intitulada "Teen Titans Go!". Grande parte da polemica foi causada pelo estilo de animação e público alvo, que é dedicado as crianças. Particularmente gosto muito da série e estou acompanhando todas as temporadas agora que está disponível na Netflix . Assistindo a terceira temporada, cheguei em um episódio chamado "Wally T", que me chamou muita atenção por ter um personagem chamado Wally, mas sem nenhuma conexão com o universo de Jovens Titãs. Pesquisando sobre informações do episódio, achei um artigo no site Comicbook e resolvi traze-lo aqui no blog para vocês e para quem for procurar sobre na internet, já que não achei nenhum post em português. Na episodio 33 (Na Netflix 16, T3), os fãs do Teen Titans Go foram apresentados ao "Wally T", o maior fã do time. O que mu

[Review] Kujira no Kora - Os Filhos das Baleias

Devo dizer que este anime me despertou dois sentimentos, ódio e amor, como pode uma animação ser tão ruim em termos de batalha e tão bonita na composição de cenários? Foi o que pensei quando comecei a ver Kujira no Kora, mas do que se trata esse anime? Filhos das Baleias ou Kujira no Kora wa Sajō ni Utau, é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Abi Umeda, que ganhou uma serie animada em 2017 e foi lançada globalmente na Netflix em março de 2018. A história se concentra em um menino chamado Chakuro, que vive em uma embarcação gigante chamada Baleia da Lama, que flutua sobre o mar de areia. Na Baleia de Lama, a sociedade é dividida em dois tipos de pessoas: as Marcadas, que podem mover objetos com suas mentes usando um poder estranho chamado "timia", às custas da vida curta, e os Não Marcados, pessoas que não possuem timia, mas tem uma vida normal. Chakuro e seus amigos nunca viram ninguém do mundo exterior e passam seus dias ansiando por explorar e ap

Sexo, Drogas e Rock'n Roll (Ou quase isso) - Dicas de animes cyberpunk!

Nesse post resolvi criar uma listinha com séries e OVAs ao estilo AKIRA para vocês. Todas as notas que estão nessa página foram tiradas do site My Anime List . Essas dicas são minhas e se você não gostou ou acha que outros títulos deveriam estar aqui, deixe seu comentário. AKIRA - MOVIE 1988 Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio , que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda e Tetsuo são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi , uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima . A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, respo