Túmulo dos Vagalumes - Por que você precisar conhecer essa animação URGENTE?


Hotaru no Haka, Grave of the Fireflies ou Túmulo dos Vagalumes é uma das diversas animações produzidas pelo Studio Ghibli (mundialmente conhecido pela conquista do Oscar de melhor animação por A Viagem de Chihiro em 2003) e um dos filmes mais assistidos no Japão, e não é à toa tamanho sucesso pois carrega uma carga emocional muito grande.

Hoje irei escrever um pouco sobre esta animação que além de ser uma jóia rara também é ganhadora de diversos prêmios como o Japan Catholic Film Award em 1988, o Special Award durante o 31st Blue Ribbon Awards  em 1989, o Animation Jury and Rights of the Child Awards no Chicago International Children's Film Festival em 1994 e também o 1st Moscow International Children's and Youth's Film Festival Grand Prix em 1998.


Sublime, espetacular, agoniante e emocionante são as palavras que o definem. Entretanto se você está acostumado (a) com as boas mensagens de reflexão sobre amizade e companheirismo não espere o mesmo deste filme. 

Tumulo dos vagalumes de longe é um dos filmes mais arrasadores que pude conhecer, em 90 minutos mostra os efeitos violentos que uma guerra pode causar a duas crianças órfãs em perigo eminente devido ao caos de uma vida que em hipótese alguma gostariam de viver.


Abaixo irei descrever um pouco sobre os eventos ocorridos, nada extenso de mais nem cheio de detalhes para que assim possa aproveitar totalmente o filme.

CUIDADO, este texto pode conter SPOILERS.


O filme relata a vida dos irmãos Seita e Setsuko num Japão em conflito durante a segunda guerra mundial. O pai das crianças é convocado pela marinha para defender o país e logo então já não há mais menção do mesmo, podemos imaginar perfeitamente seu trágico fim. A mãe falece logo após um bombardeio o que obriga as crianças a buscarem abrigo na casa de uma tia meio distante. Sendo assim Seita o irmão mais velho passa a criar um laço que transcende o matriarcal ou patriarcal com sua irmãzinha Setsuko, ingênua, inocente e sem malícia da vida árdua que estaria por vir. Eles perdem a perspectiva de qualquer futuro tudo devido a um único bombardeio mas o que os impedem de sucumbir a um destino inevitável é a esperança juvenil.

Durante a breve estadia na casa da tia, num momento onde a guerra consome os homens a situação torna-se crítica, a produção do país vai de mal a pior dificultando a sobrevivências de sua população, água e alimentos são escassos. Seita encontra-se em uma situação humilhante pois a escassez de comida é real e duas bocas a mais faz com que os mantimentos acabem mais rápido, desta maneira vê se obrigado a ir embora com a pequena Setsuko. Seita não imagina o perigo de viverem nas ruas a mercê de todo e qualquer perigo, inicialmente a ideia parece boa e torna-se melhor por alguns momentos onde se estabelecem, durante alguns longos minutos ironicamente podemos sentir a felicidade das crianças, Seita demonstra amor incondicional por sua irmãzinha fazendo o impossível para mantê-la entretida e principalmente feliz na medida do possível. Podemos desfrutar da paixão do irmão mais velho, seja quando gasta suas poucas economias com as guloseimas favoritas da pequenina, drops ( balas coloridas).


Seja na felicidade genuína do momento que consegue cozinhar arroz e servir uma refeição  mesmo nas piores condições, ou qualquer outro momento que conseguem passar juntos enfrentando as adversidades parece algo lindo até a realidade tornar-se cruel novamente.

Seita e Setsuko continuam a enfrentar diversos problemas, alguns piores que outros, porém sempre juntos.

Assistir Tumulo dos Vagalumes deveria ser obrigatório a todos, não é só um filme, é uma grande lição de como erros do passado devem ser evitados, laços são quebrados, ciclos são rompidos. Caso não conheça esta obra não perca mais tempo! Assista e recomende mesmo para aqueles que torcem o nariz quando trata-se de animações. Criado para encantar, esta obra de arte foi feita para refletir e se emocionar, mais uma perfeição do Studio Ghibli.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova atualização Free Fire: Novo modo, novo personagem, nova arma e novo veiculo

No Blue Without Yellow | O mundo de Van Gogh animado em 3D