Mulan a princesa guerreira oriental completa 20 anos de coragem, amor e patriotismo.


Este ano Mulan completa 20 anos de lançamento e ainda permanece no coração de muitos fãs. Embora não tenha linhagem com nenhuma realeza, Mulan se encaixa na mitologia das princesas.

Esperar pelo beijo do príncipe encantado? Deixar o príncipe roubar as cenas de ação? Nada disso! Quem disse que princesa da Disney não vai para a guerra combater forças do mal e um exército furioso? Coragem, bravura e determinação é o que marca a personagem.

Inspirada em uma lenda chinesa muito famosa, Hua Mulan é uma mulher que se veste de homem para servir o país no lugar de seu doente pai durante a guerra, sendo assim decide então treinar para ser um bom soldado e defender sua pátria escondendo um grande segredo numa China conservadora e sem espaço para mulheres, a não ser em casa com suas tarefas domésticas e destinadas a casamentos arranjados.


Indicado ao Oscar na categoria de melhor trilha sonora, duas indicações ao Globo de Ouro na categoria melhor trilha sonora e melhor canção original e indicada a um Emmy por Melhor canção composta para um filme ou série de televisão por True to Your Heart.

E porque mesmo depois de anos Mulan ainda continua a fazer sucesso e a ser um ícone? A resposta é simples, Mulan enaltece valores importantes, lealdade, honra, coragem, orgulho e perseverança. Carrega consigo a determinação de um povo, uma nação, tudo isso fica bem claro na canção ‘’Não vou desistir de nenhum’’.

"Seremos rápidos como um rio, com força igual a de um tufão, na alma sempre uma chama acesa, que a luz do luar nos traga inspiração..."


Caso decida fazer uma busca pelo mundo do entretenimento sempre encontrará Mulan como um símbolo de heroísmo e não é à toa, caso ainda não saiba o porquê disso ou tenha alguma dúvida iremos separar então motivos que tornam Mulan a melhor Princesa Disney, vamos conferir?

ALTRUÍSMO

O motivo principal que leva Mulan a guerra é o de proteger seu pai doente, ela se sacrifica indo em seu lugar mesmo sabendo que poderia não sobreviver. Em uma noite pega a armadura e espada de seu pai e foge para um destino incerto.


ESTERIÓTIPO

Mulan quebra por vez todo estereótipo de princesa criado até então. Desapega de todo e qualquer vínculo com a vaidade feminina. A  representação dessa negação a figura de princesa tradicional é demonstrado ao cortar seu cabelo com uma espada.


PERSISTÊNCIA

Após entrar para o exército Mulan se vê em um mundo totalmente diferente, onde passa por muitas dificuldades, uma delas é o treinamento árduo dos soldados.


Entretanto sua determinação é tão forte que a faz conseguir cumprir ao longo do tempo o treinamento e ainda se destacar entre os outros soldados o que nos leva ao próximo motivo.

GIRL POWER

Assim que começamos a ver o filme percebemos a tristeza de Mulan com suas obrigações indesejadas, não deseja casar-se, porém é obrigada, não gosta de maquiar-se, mas necessita para arrumar um marido. Mulan mostra que não existem diferenças, mas mesmo assim as mulheres são desprezadas devido ao machismo cultural, porém com determinação e esforço é capaz de fazer qualquer coisa e mostra que lugar de mulher é onde ela quiser tanto que ao decorrer do filme Mulan revela seu segredo aos companheiros que a aceitam pois sabem o quanto ela é um bom soldado independente de seu gênero.


PARTICIPA DA GUERRA

Sim isso mesmo! Mulan tem um papel fundamental na guerra e utiliza de seu treinamento para defender seu país e seus companheiros.


SALVA A CHINA

Por último e não menos importante, seus atos durante a guerra, sua determinação e lealdade salvam seus companheiros e sua bravura e coragem derrotam o temido vilão Shan Yu, o que torna Mulan além de princesa uma grande heroína.


Infelizmente Mulan ainda não possui todo o mérito que deveria, é um filme cheio de lições e valores, quem sabe com o novo live action que está em produção não de um Up na história desta guerreira, o que nos resta agora é esperar.