Pular para o conteúdo principal

O que é mangá e anime? Onde encontro?

Tudo sobre mangás ou animes

Origem do Mangá


Ao contrário dos gibis e HQ’s que surgiram nos tabloides americanos no final do século XIX, o mangá tem uma história muito mais antiga e surgiu a partir do teatro japonês. Durante o período Nara (século VIII d.C.), surgiu o teatro de sombras no Japão que entretinham os navegadores que aportavam nos vilarejos japoneses.



Com o tempo, as estórias passaram a ser eternizadas nas páginas de revistas e assim surgia o mangá. Apesar de sempre ter sido bastante popular, os mangás passaram a enraizar-se ainda mais na cultura japonesa durante a II Guerra Mundial, quando eram poucas as opções de entretenimento.

Com o fim da guerra e a reconstrução do Japão, surgiam incentivos para publicações no país e foi no período pós-guerra que a indústria do mangá começou a tomar as proporções que tem hoje. Nessa época de grande incentivo á publicação de mangás, Osamu Tezuka criou as características de personagens de mangás e animes, com os olhos grandes tal como são desenhados hoje.

Assista ao vídeo abaixo para saber como foi o começo dos mangás no Brasil:



Como ler mangá?


Ao contrário dos “comics”, os gibis americanos, os mangás são originalmente publicados com a leitura oriental, feita da direita para a esquerda (veja o exemplo abaixo). Ou seja, o que no Ocidente seria o fim da revista, no Japão é o início. Os quadrinhos e os balões que contêm os diálogos também seguem a mesma regra: comece sempre de cima para baixo e da direita para a esquerda.



O que é anime? Eles vem dos mangás?



Anime ou animê, se refere a animação que é produzida por estúdios do Japão. A palavra é a pronúncia abreviada de "animação" em japonês, onde esse termo se refere a qualquer animação. Para os ocidentais a palavra se refere as animações vindas do Japão. A origem da palavra é controversa, podendo vir da palavra inglesa animation ("animação") ou da palavra francesa animé ("animado"), versão defendida por pesquisadores como Frederik L Schodt e Alfons Moliné. Ao contrário do que muitos pensam, o anime não é um gênero, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os gêneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, etc.).

Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens.

Anime: Inuyasha

A indústria de anime consiste em mais de 430 estúdios de produção, incluindo grandes nomes como o Studio Ghibli, Gainax e Toei Animation. Os animes atingem a maioria das vendas de DVD e têm sido um sucesso internacional após a ascensão de dublagens em exibições televisionadas. Este aumento da popularidade internacional resultou em produções não-japonesas usando o estilo de arte do anime, mas essas obras têm sido definidas como Animação influenciada por animes, tanto por fãs quanto pela indústria.

Os animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados e a abordagem de temas variados, como ficção científica, aventura, terror, infantil e romance. É bastante comum, mesmo nas produções infantis, encontrar situações de humor adultas.

Anime: Shingeki no Kyojin/Attack on Titan


Formatos


Os Animes têm vários formatos, como os de séries para a televisão, filmes ou home vídeo (OVAs e OADs) ou via internet (ONAs):

  • Série de televisão: transmitido pela televisão aberta ou paga, e geralmente, com o fim da série há o lançamento do DVD. Comparado com filmes e OVAs, a qualidade da imagem pode ser muito menor por ter um orçamento distribuído em um grande número de episódios. Muitos títulos apresentam 13 ou 26 episódios com duração de 23 minutos. Na maioria das vezes, possuem créditos iniciais e finais, cenas curtas que anunciam o início e o fim do intervalo comercial e prévia do episódio seguinte.
  • Filme: exibidos em cinemas e, mais tarde, lançados em DVD, ou, em alguns casos, em canais pagos. Geralmente apresentam a qualidade de vídeo e o orçamento mais alto. Muitos animes são unicamente lançados em filmes. No entanto, há casos em que os filmes são na verdade uma edição minimizada da série de televisão.
  • OVA ou OAV (sigla de Original Video Animation): é o anime produzido para ser vendido em DVD e VHS e não para ser exibido na TV como uma série. Assim como filme, depois de algum tempo, o OVA pode passar em canal fechado também. Normalmente são mais curtos que os filmes e possuem mais de um episódio.



Vale a pena ler online?


Como nem sempre todos os mangás é publicado no Brasil pelas editoras, existem vários meios de se encontrar esses quadrinhos na internet, em scan online ou para download, mas se você apóia seu autor favorito, talvez não seja um boa opção. Existem muitos sites que disponibilizam conteúdos em formato e-book original.

Onde encontro mangás para comprar?


Os mangás no Brasil podem ser encontrados em bancas ou sites de venda de livros. Mangás originais podem ser comprados pelo eBay ou pelo Amazon.

Anime: Blood Lad


Como e onde ver anime?


Os animes são feitos para o público japonês e passam na TV japonesa, mas existem muitas formas de vê-los. Muitos sites de "animes online" se dedicam a fazer esse trabalho, sites como Animes X ou AnimaKai. Se você for usar esse modo para ver animes, recomendo procurar por fansubs dedicadas a traduzir, eles deixam o episódio em um bom formato e também realizam uma ótima tradução, ao contrário de sites de animes online.

Se você é contra a pirataria não se preocupe, existem muitas opções no mercado para ver suas animações favoritas, como a Netflix e o Crunchy Roll.

Mais sites e serviços para você ver animes online aqui.


"Otaku"


Com o crescente sucesso dos animes, surgiu pelo mundo uma comunidade de fãs que se tornaram conhecidos como otaku. O próprio termo é alvo de discussões, pois no Japão, (o verbete significa no Japão de uma forma mais "livre","pessoa sem vida" "pessoa que não faz nada" e etc...) muito dos espectadores de anime não se consideram otaku, preferindo fugir do rótulo controverso.

Anime: Blood Lad

Fontes: Mangás JBCWikipédia, TecMundo

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça 5 canais no You Tube de animações brasileiras!

Se você nasceu depois dos anos 2000, dificilmente pegou a melhor fase da internet—especificamente do YouTube. A "era de ouro" das animações nacionais foi protagonizada pelo icônico Mundo Canibal , um canal que marcou gerações com suas animações bizarras, sem limites e muitas vezes apelativas. Os jovens daquela época adoravam esse estilo caótico e irreverente. Com o tempo, outros canais surgiram seguindo a mesma linha, mas nem todos conseguiram sobreviver. Hoje, muitos criadores ainda produzem conteúdo, enquanto outros se tornaram relíquias da internet. Resolvi listar alguns canais que ainda estão na ativa, misturando tanto projetos modernos quanto clássicos para vocês conhecerem. 1 - Rabisco / Peixe Aquático Criado por Leonardo Amaral , o canal Rabisco (também conhecido como Peixe Aquático ) traz um humor ácido e nonsense, lembrando bastante as animações dos anos 2000. Se você curte piadas rápidas e bizarras, vale a pena conferir. 2 - Rebosteio Um dos ...

Quem foi Berto? A homenagem tocante em Jovens Titãs

Recentemente, assisti a um episódio de Jovens Titãs em Ação e, no final, me deparei com uma homenagem a Berto , um personagem que aparece no episódio. Mas não era uma simples homenagem — era um anúncio de seu falecimento. Isso me deixou triste e curioso para saber quem era Berto . Pesquisando um pouco, descobri que Berto era ninguém mais, ninguém menos que o pai, na vida real, do criador de Teen Titans Go! , Michael Jelenic . De acordo com a Wiki de Jovens Titãs, ele viveu em San Pedro , Califórnia , com seus animais de estimação até falecer por causas naturais em 2019, aos 75 anos. Ele queria que seu filho tivesse um “emprego de verdade”, como estivador no porto. (É engraçado como muitos pais não enxergam um grande futuro na arte, né?) Em um vídeo tributo a Berto , encontrei uma nota de falecimento como homenagem a ele: "É com grande pesar que anunciamos o falecimento de Albert Marijan Jelenić, aos 75 anos, em 12 de dezembro de 2019, cercado por sua família. Albert (Berto) nasce...

Conheça os Animes baseados em Jogos de Luta!

Atualmente, o cenário de jogos está em alta com o retorno dos fighting games — ou melhor, jogos de luta. O ressurgimento de franquias amadas e icônicas, como Fatal Fury , Street Fighter e Virtua Fighter , tem agitado tanto a cena competitiva quanto a casual. Recentemente, um youtuber especializado no gênero não só financiou, mas também administrou um mod para o polêmico Marvel vs. Capcom Infinite , dando ao jogo um visual repaginado e revitalizando sua presença na Steam. Com isso, o título alcançou um novo pico, entrando no ranking dos jogos mais vendidos na plataforma. Aqui no Brasil, tivemos a honra de ver um jogo nacional disputando o título de melhor jogo de luta do ano, lado a lado com Street Fighter .  Pocket Bravery , desenvolvido por Jonathan Silva e Anderson Halfeld do Studio Statera. E para entrar nesse universo dos fighting games , separei alguns animes inspirados em franquias de jogos de luta, com suas sinopses e notas, para vocês conhecerem. Espero que curtam! 1....