Pular para o conteúdo principal

5 Dicas de desenho para iniciantes!

Bakuman

Ser um desenhista não é fácil, você sempre terá que se dedicar, treinar e manter o foco.
Mas, quando você é inciante sempre se pergunta por onde eu começo? minha arte é boa? como posso melhora-la ? Para não cometer erros fizemos um tópico com 5 dicas para você que está começando. Pela internet você pode achar muita coisa relacionada a ilustração e existe muitos artigos iguais, por isso tentamos abordar coisas diferentes, boa leitura!

1) Não comece pelo digital

Não tente aprender primeiro pelo meio digital. Utilizar um software de desenho e uma mesa digitalizadora, te dará acesso a diversas ferramentas e meios que vão servir para agilizar o seu trabalho quando você tiver dominado as técnicas básicas no lápis e papel, caso contrário, você não saberá como utilizar de maneira correta ou ficará mal acostumado com os "atalhos" que se tem, e quando for necessário usar o método tradicional, digamos que você vai "apanhar" pra chegar a um bom resultado. Portanto, de início, uma folha, lápis 2b e 6b e uma borracha já são mais que o suficiente.

Arte por Kuvshinov-Ilya

2) Não despreze o básico, ele ajudará você a ter o seu próprio estilo

No começo da aprendizagem, vamos aprender sobre figura humana, luz, sombra e perspectiva. Você provavelmente repetirá o mesmo desenho várias e várias vezes, de vários ângulos diferentes, com tipos diferentes de sombreamento, posição da luz em locais variados, diferentes tipos de rostos, corpos e etc...

Pode ser que em determinado momento você se sinta cansado em ficar no mesmo assunto e descubra por exemplo, que o realismo não seja o seu estilo ou então você passe a odiar o assunto perspectiva, isso é normal, mas lembre-se, para poder seguir o seu próprio estilo, seja ele o próprio realismo, Cartoon, Mangá, Comics ou qualquer outro, você precisa primeiro entender como o mundo real funciona, como a figura humana é realmente e as suas proporções, como a luz se comporta em determinado local, entre outras coisas.

Dominando esses conceitos básicos, eles vão te ajudar a moldar sua identidade, pois você vai adapta-los a sua maneira.


Conheça os princípios básicos do desenho, esqueleto, músculos, sombras, esses detalhes vão te ajudar na hora de montar seu desenho. Muitas pessoas se preocupam com o fato de copiar desenhos, pois acham que isso ira limitar sua criatividade, mas na verdade vai te ajudar muito na hora de criar.

Arte por Phil Bourassa

3) Saia da zona de conforto

É muito legal desenharmos o que gostamos, certo? Nos sentimos mais confiantes e mais seguros, mas também procure se arriscar, desenhe coisas que você não goste de desenhar. Se em sua aula de desenho você odiou desenhar uma árvore varias vezes, continue desenhando várias árvores diferentes, se não gosta de perspectiva, é ela mesma que você tem que praticar, odeia desenhar mãos e pés? Não fuja deles, desenhe mais ainda, isso vale para qualquer outra coisa que você simplesmente não gosta de desenhar.
Depois de um bom tempo, você vai perceber que é capaz de desenhar qualquer coisa.

Arte por Damon Moran

4) Desconstrua uma figura pronta

Um dos conceitos básicos do desenho é sempre começar a esboçar uma figura por formas geométricas. Além desse clássico treino, faça também o processo inverso. Pegue uma figura qualquer(foto de uma pessoa, animal, objeto, composição, paisagem etc) e tente reproduzir esta mesma figura, mas reduzindo-a a simples formas geométricas.
No começo você pode até imprimir a imagem e desenhar as formas já em cima da figura, isso ajudará você a ter uma visão técnica diferente de como reproduzir ou criar qualquer coisa e passar isso para o papel.

Arte por Kosuke Miyagi

5) Fotos ajudarão a deixar seus desenhos mais espontâneos.

Estude poses com fotos, isso vai te ajudar a ter uma memoria sobre qualquer pose quando for criar seus próprios desenhos.

Nessa entrevista de 1987, Moebius (Jean Giraud) dá dicas sobre o uso ideal de fotos como referência para o desenvolvimento da própria obra:

Quando comecei a trabalhar com Joseph Gillain, ele me ensinou como desenhar a partir de fotos. É um tipo de habilidade muito especial; Se você é muito fiel à foto, ela o engole.

Se por exemplo, no meio de uma página de desenhos pessoais existe aquele desenho que parece muito dependente de uma visão fotográfica… é como se fosse um buraco repentino na página.

O lance de desenhar a partir de uma foto é o seguinte: você precisa examinar o que precisa tirar dali e retranscrever esses elementos através do seu “computador mental” para obter uma visão pessoal. A mesma regra se aplica ao desenho da natureza. É muito difícil, mas é o que permite ao artista trazer sua visão para um trabalho. Caso contrário, ele não é mais que um papagaio ou um macaco.




Extras: 

Tenha inspirações | Como você se interessou por desenho? Viu alguém desenhando? Sempre leu quadrinhos?
Recomendamos que você siga artistas nas redes socias, existem muitas redes sociais e certamente uma que você conheça seja o Instagram, que está repleto de artistas famosos e artistas novos tentando seu espaço nessa área.
Então procure por animadores, quadrinistas, pessoas que atuam nessa área porque assim você sempre terá boas referencias e ver a arte deles sempre vai te motivar a estudar e continuar praticando.

Você não deve se preocupar com o resultado final | O resultado no inicio talvez não te agrade, então não se preocupe em deixar seu trabalho perfeito, no começo o importante é aprender técnicas, experimentar novos estilos e principalmente, estudar bastante.

Carregue sempre um Sketchbook | Pra qualquer lugar que você for, leve sempre um Sketchbook, um bloco de notas, um caderninho qualquer e um lápis claro. Sempre haverá algo que você possa desenhar, seja algo mais simples ou mais complexo, é só olhar ao seu redor. Esse costume te ajuda também a não perder o ritmo e estar sempre praticando.

Animações:
Bakuman

Filmes:
Com Amor, Van Gogh

Bom, essa são nossas dicas para você que quer começar a desenhar e lembre-se, a pratica leva a perfeição, a evolução vai ser a longo prazo e manter a constância, sempre vai te fazer melhorar.

Abaixo você encontra os artistas que contribuíram para esse post ser feito.
Muito obrigado a todos!

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde assistir: Kareshi Kanojo no Jijou - Kare Kano

Kare Kano: A Verdadeira Face do Amor Adolescente   Se você curte histórias que exploram a complexidade dos sentimentos na juventude, Kare Kano (Kareshi Kanojo no Jijou) é um anime e mangá que você não pode deixar de conferir!  Sinopse: A série acompanha Yukino Miyazawa e Soichiro Arima, dois estudantes que, à primeira vista, parecem ser perfeitos. Mas, à medida que se conhecem melhor, eles descobrem que ambos escondem suas verdadeiras personalidades. O relacionamento deles se desenvolve entre momentos cômicos e dramáticos, explorando o que realmente significa ser autêntico com quem você ama. 📚 Onde ler o mangá: https://archive.org/details/preservacao-mangas-publicados-no-brasil?tab=collection&sort=-publicdate&query=Kare+Kano 📺 Onde assistir ao anime: Anime Fire Animes House Acervo Hideaki Anno 💾 Para baixar: https://acervoanno.blogspot.com/2023/10/shin-kamen-rider-design-works.html#more Deixamos o link inteiro para sua segurança, cuidado com links maliciosos a...

Conheça 5 canais no You Tube de animações brasileiras!

Se você nasceu depois dos anos 2000, dificilmente pegou a melhor fase da internet—especificamente do YouTube. A "era de ouro" das animações nacionais foi protagonizada pelo icônico Mundo Canibal , um canal que marcou gerações com suas animações bizarras, sem limites e muitas vezes apelativas. Os jovens daquela época adoravam esse estilo caótico e irreverente. Com o tempo, outros canais surgiram seguindo a mesma linha, mas nem todos conseguiram sobreviver. Hoje, muitos criadores ainda produzem conteúdo, enquanto outros se tornaram relíquias da internet. Resolvi listar alguns canais que ainda estão na ativa, misturando tanto projetos modernos quanto clássicos para vocês conhecerem. 1 - Rabisco / Peixe Aquático Criado por Leonardo Amaral , o canal Rabisco (também conhecido como Peixe Aquático ) traz um humor ácido e nonsense, lembrando bastante as animações dos anos 2000. Se você curte piadas rápidas e bizarras, vale a pena conferir. 2 - Rebosteio Um dos ...

Quem foi Berto? A homenagem tocante em Jovens Titãs

Recentemente, assisti a um episódio de Jovens Titãs em Ação e, no final, me deparei com uma homenagem a Berto , um personagem que aparece no episódio. Mas não era uma simples homenagem — era um anúncio de seu falecimento. Isso me deixou triste e curioso para saber quem era Berto . Pesquisando um pouco, descobri que Berto era ninguém mais, ninguém menos que o pai, na vida real, do criador de Teen Titans Go! , Michael Jelenic . De acordo com a Wiki de Jovens Titãs, ele viveu em San Pedro , Califórnia , com seus animais de estimação até falecer por causas naturais em 2019, aos 75 anos. Ele queria que seu filho tivesse um “emprego de verdade”, como estivador no porto. (É engraçado como muitos pais não enxergam um grande futuro na arte, né?) Em um vídeo tributo a Berto , encontrei uma nota de falecimento como homenagem a ele: "É com grande pesar que anunciamos o falecimento de Albert Marijan Jelenić, aos 75 anos, em 12 de dezembro de 2019, cercado por sua família. Albert (Berto) nasce...